Para estipular um preço bom você deve estar atento a algumas coisas:
1º - Quais vão ser seus gastos?
- Contabilize o que você vai gastar com o site, comprando dominio, hospedagem, até a luz que vai gastar enquanto tiver com o pc ligado produzindo o site.
2º - Quanto vale sua hora de trabalho?
- Você deve ter em mente quanto vai valer cada hora de trabalho sua, um salario minimo ta por volta de 560 reais, trabalhando de segunda a sexta durante 8 horas por dia por exemplo, entao fazendo as contas cada hora de trabalho de alguem que ganha 1 salario minimo esta por volta de 3,5 reais. Mas claro que você não estudou tanto para ganhar 1 salario minimo apenas, então se você deseja ganhar 4 salarios minimos por mes, cobre 14 reais por cada hora de trabalho sua.
3º - Quanto tempo vai gastar com o site?
- Depois que você estipulou o quanto vai cobrar por hora, ta na hora de ver quanto tempo levará para produzir um bom site. Eu custumo produzir bons layouts dentro de 5 dias, trabalhando no maximo 4 horas por dia, e levo mais 1 semana revizando pequenos detalhes, trabalhando no maximo 2 horas por dia. Isso porque organizei meu tempo assim para pegar 2 trabalhos de cada vez, ou seja, a cada 2 semanas eu tenho 2 trabalhos em andamento, e trabalho exatas 6 horas por dia. Mas bem, no meu caso eu seriam 20 horas iniciais, mais 5 dias trabalhando 2 horas, ou seja, 30 horas no total. Dae é só multiplicar 30 vezes 14 e ja temos mais um valor para o site.
4º - Seu lucro
- Até agora estipulamos valores de gastos, inclusive o que você recebe por horas de trabalho, isso nada mais é que o que você realmente merece, mas você deve ver o que você quer de lucro. Se você tem em mente tirar 300 reais de lucro por cada website, então acrescente esse preço no final das contas.
5º - Preço de mercado
- Não adianta você fazer um orçamento sem pesquisar o preço de mercado, veja quais as tecnologias vao ser usadas no seu projeto, e pesquise na internet projetos semelhantes, anote o maximo de valores que encontrar.
6º - Finalmente entregando o orçamento
- Depois de ver os preços de mercado, pegue o seu valor estipulado anteriormente e compare com os valores de mercado:
=> Se estiver muito abaixo do valor de mercado, aumente um pouco ;)
=> Se tiver equilibrado, procure saber se o cliente é mao de vaca, e se vale a pena fazer este site pra ele, se valer mesmo a pena, nada o impede de abaixar um pouco o valor de seu lucro.
=> Se seu preço estiver acima do valor de mercado, procure saber se você não esta cobrando muito acima do que deveria.
7º - Negociando
- Quando for entregar um orçamento faça-o da seguinte maneira: Se seu orçamento é de 1200 reais, então acrescente a ele 10% do valor original, e depois faça um desconto que acarrete a volta ao valor original. Fingir um desconto ao cliente é uma manha muito boa de se utilizar =)
Outra boa ideia é ficar aberto a negociações, se o cliente for um cliente em potencial e que vai lhe trazer bons lucros posteriores ao fazer um site para ele, não o dispense, mesmo que você vá gastar lucrar menos, pois fazendo um bom site para um cliente em potencial, você fica sendo conhecido e ganhando novos clientes.